A vivência de uma sexualidade plena é uma das áreas importantes da vida pessoal e/ou do casal, estabelecer e manter relações íntimas, é uma realização pessoal e de prazer e sentir-se desejado e amado para obter satisfação sexual e relacional.
A pressão social que é exercida sobre as pessoas, bem como as crenças e mitos desajustados sobre a vivência da sexualidade gerou muitas vezes desconforto e sofrimento pessoal, que as pessoas não conseguem superar sem ajuda especializada.
Muitas questões e dificuldades sexuais podem surgir num casal, em relacionamentos longos e assentes no compromisso, ou em relações mais recreativas, quer ser de certeza quer ser de poliamor. As questões sexuais podem ter interferência na expressão do desejo sexual, na aprendizagem, no desempenho ou na performance, com dor ou desconforto na penetração, nos orgasmos e na satisfação sexual e relacional.
A sexualidade é complexa e sofre influências de fatores múltiplos, quer sejam pessoais, familiares ou sociais. A vergonha, inibições ou desconhecimentos face ao funcionamento e à complexidade da sexualidade não devem impedir de procurar ajuda.
A terapia sexual e a psicologia clínica visam ajudar a solucionar problemas na comunicação de casal ou de relações poliamorosas, em conflitos, no esclarecimento de dúvidas e na satisfação sexual e relacional.
- Problemas ao nível do desejo sexual no homem e na mulher;
- Problemas ao nível da sexualização, ejaculação e orgasmo;
- Questões de orientação sexual;
- Questões de não conformidade de identidade e género;
- Dificuldades na comunicação, expressão, vivências, crenças e mitos erróneos sobre a sexualidade no casal e individual;
- Ajuste sexual nas diferentes fases no ciclo de vida;
- Saúde sexual;
- A vivência da sexualidade na doença.